terça-feira, 20 de abril de 2010

Reforma do ensino básico

Para além da eliminação da frequência obrigatória da escola, criando-se a necessidade de qualificações mínimas para acesso a cada uma das profissões, julgo ser também necessário proceder a uma reforma aos currículos dos Ensino Básico e Secundário.

Quanto ao Ensino Básico, este deverá enfatizar uma sólida formação a Língua Portuguesa e a Matemática. É também importante a aprendizagem de uma Língua Estrangeira (o Inglês, se atendermos à realidade mundial actual). Esta formação nuclear deverá ainda incluir a promoção do exercício físico, com uma disciplina de Educação Física.

As quatros disciplinas anteriormente referidas seriam complementadas com mais três (2º ciclo) ou quatro disciplinas (3º ciclo), garantindo-se uma menor dispersão do aluno por diferentes áreas, com consequentes benefícios no sucesso escolar e na qualidade das aprendizagens. Não vejo qualquer benefício em frequentar muitas disciplinas em cada ano lectivo. Pelo contrário. Ninguém aprende muito só porque recebe informação em formato XL.

Assim, o currículo do 2º Ciclo deveria ser (em blocos de 90 minutos):

Disciplina 5º ano 6º ano
Língua Portuguesa 3 2
Matemática 2 3
Língua Estrangeira I 2 2
Educação Física 2 2
Ciências Sociais e Humanas 2 2
Ciência e Tecnologia 2 2
Expressão Artística (1) 3 3
Formação Cívica (2) 1 1

TOTAL

17 17

(1) O aluno escolheria uma destas: Música, Desenho, Trabalhos Manuais, Teatro ou outra disciplina da área artística. Poderia até ser diferente nos 5º e 6º anos.

(2) Para além das burocracias da turma, serviria para o desenvolvimento de outros projectos no âmbito da Educação para a Cidadania: Educação Rodoviária, Educação Sexual, outros projectos que permitam o desenvolvimento de cidadãos responsáveis conscientes não só dos seus direitos mas também dos seus deveres, etc.

Quanto ao 3º Ciclo, seria (também em blocos de 90 minutos):

Disciplina 7º ano 8º ano 9º ano
Língua Portuguesa 3 2 3
Matemática 2 3 3
Língua Estrangeira I / II 2 2 2
Educação Física 2 2 2
Ciências Sociais e Humanas 2 2 2
Ciência e Tecnologia 3 3 2
Opção I (3) 2 2 2
Opção II (3) 2 2 2
Formação Cívica (2) 1 1 1

TOTAL

19 19 19

(3) O aluno escolheria duas disciplinas: LE II, LE III, Expressão Artística (ver nota(1)), TIC, etc.

Note-se que propositadamente retirei a Educação Moral e Religiosa do currículo. Não por qualquer preconceito mas porque entendo que essa é uma obrigação exclusiva de cada uma das confissões religiosas. Apesar das nossas raízes judaico-cristãs, que não devemos esquecer nem delas nos envergonhar, não nos esqueçamos que o estado é laico. Como tal deve haver separação.

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