terça-feira, 20 de abril de 2010

Motivação para progredir

Como medir a motivação? Como a promover? Qual é o “botão” que se deve premir para a “ligar”? Não é uma questão fácil de responder. E põe-se sempre a questão: o que é progredir? Certamente que a resposta depende de quem a dá.

Como professor, deparo-me diversas vezes com este problema. Nem sempre é fácil de resolver. Nem sempre as pessoas querem progredir… Bom, querer, querem. Não estão é preparadas ou com vontade de “pagar o preço” necessário: esforço e dedicação. Existem muitos atractivos a competir.

Vem isto a propósito da escala classificativa (dita qualitativa) utilizada na avaliação dos alunos a frequentar o Ensino Básico. Não é uma escala motivante. De modo algum. E porquê? Porque ter uma avaliação de 50% ou de 65% , traduz-se numa classificação final de 3 valores. Assim, não existe uma vantagem real em esforçar-se por melhorar, visto que no fim vai dar ao mesmo: 3 valores. Importa, então, mudar a escala.

Entendo que, qualquer que seja o nível de ensino, as classificações devem ser numa escala de 0 a 20 valores. Pegando no exemplo anterior, o aluno de 50% seria classificado com 10 valores, mas o aluno de 65% teria 13 valores. Bem diferente! E com a vantagem, para os alunos, de poderem mais facilmente alcançar o nível seguinte.

Motivação para progredir …

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